quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cuidados Íntimos Feminino


Cuidando Bem De Sua Periquita 

VAGINA E SUES CUIDADOS  




Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: "Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos", alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Para evitar esse pacote de encrencas, médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, revisaram 120 artigos científicos e elaboraram o I Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina, destinado tanto aos ginecologistas — que às vezes pecam por não orientar as pacientes — quanto ao público leigo.


Riscos


O risco de transmitir uma infecção através de um sabonete é elevado, sendo que aquele que usa na sua higiene íntima deve ser exclusivamente seu. Aplique-o (ou o gel) na mão e só então na zona íntima, passando depois água em abundância, de preferência morna, uma vez que se estiver muito quente poderá irritar os tecidos vaginais.
Durante a menstruação, aumentam também os riscos de infecções, pelo que as lavagens são prioritárias e a mudança do penso ou tampão não devem exceder as quatro horas, caso contrário ficará mais susceptível de contrair uma infecção.
Também após as relações sexuais é importante cumprir a higiene íntima. «Está provado que mais de quatro relações sexuais por semana proporciona o aumento de microrganismos favoráveis ao aparecimento infecções, por isso é imprescindível que se tenha maior atenção», explica.
Quando as células ficam irritadas e originam infecções, as relações sexuais tornam-se muito mais difíceis e dolorosas, acrescenta ainda a ginecologista.
O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade


Cuidados


- Ao escolher o sabonete íntimo, prefira os hipoalergênicos. Eles são mais apropriados para a higiene íntima, porque foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de alergias
- Sempre seque bem a região após o banho. Isso evita a proliferação de bactérias, fungos e vírus
- Use roupa íntima de algodão. Elas favorecem a ventilação da área
- Durante o período menstrual, faça a higiene do local com mais freqüência
- Após lavar, enxágüe bem as roupas íntimas para retirar os resíduos químicos do sabão em pó e do amaciante
- Durma sem calcinha ou use roupas largas para dormir. Isso aumenta a ventilação da região genital

Siga lendo notícias de saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário